Home / Noticias / 30.10.2019 20:13

XXXVIII Congresso Anual da Associação de Juristas Alemanha-Brasil ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro no OAB/RS Cubo e na sede da OAB/RS

30/10/2019 20:13

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) e com a Konrad Adenauer Stiftung, promoverá, nos dias 21 e 22 de novembro, o XXXVIII Congresso Anual da Associação de Juristas Alemanha-Brasil. O evento tem como tema Direito, Justiça e Digitalização com o objetivo de estreitar o diálogo jurídico entre Brasil-Alemanha.

O encontro, que tem vagas limitadas, contará com a presença de mais de 60 juristas alemães. Na quinta-feira (21), a partir das 9h30, o congresso ocorrerá no auditório do OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55 - Praia de Belas, Porto Alegre/RS). Na sexta-feira (22), também a partir das 9h30, o congresso ocorrerá na Sala do Conselho Pleno da OAB/RS (Rua Washington Luiz, 1110, 14° andar – Porto Alegre/RS).

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressalta a importância do congresso para o estreitamento do diálogo entre países, além da troca de conhecimento no que tange ao âmbito jurídico. “A advocacia precisa estar sempre informada e atualizada. Essa é uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela jurisprudência alemã. São momentos como esses que enriquecem o nosso acervo pessoal jurídico e proporcionam o diálogo entre as diferentes áreas de atuação do Direito para as advogadas e os advogados. Convido a advocacia para fazer parte desde momento ímpar, em que serão tratados temas importantes e atuais”, afirma.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, salientou que para a Escola é uma satisfação poder realizar esse evento conjuntamente com o CDEA. “O congresso contribuirá para o engrandecimento da advocacia, trazendo a oportunidade de troca de experiências entre juristas e advogados alemães e brasileiros. Este é o terceiro evento internacional que realizamos este ano. Agradecemos também o apoio sempre incontestável da diretoria da OAB/RS, que nos alegra e nos motiva a continuar trilhando o caminho em prol do nosso crescimento e conhecimento”.

A diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães – DAAD/UFRGS/PUCRS, Claudia Lima Marques, agradeceu pelo apoio da OAB/RS e da ESA/RS, além de destacar a importância da realização para o CDEA. “O CDEA é o primeiro centro de estudos alemães no Brasil. A ideia é a de que  justamente os colegas advogados possam entrar nesse networking internacional e aumentar o diálogo entre os juristas brasileiros e alemães, desenvolvendo amizades e colaboração entre colegas”.

As vagas são limitadas e as inscrições são pelo portaldoaluno.oabrs.org.br. O investimento é de R$ 200,00 reais.

Quinta-feira - 21 de novembro

Local: Rua Manoelito de Ornellas, 55 - Porto Alegre/RS

9h30 Credenciamento

10h Abertura

Hans-Joachim Henckel - Presidente da DBJV.

Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS.

Thomas Schmitt - Cônsul-Geral da Alemanha.

Anja Czymmeck - Representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil (Rio de Janeiro).

Claudia Lima Marques - Diretora do Centro de Estudos Europeus e Alemães – DAAD / UFRGS / PUCRS.

Rosângela Herzer dos Santos - Diretora-Geral da ESA - OAB/RS.

11h Justiça Eleitoral em tempos de Twitter, Facebook e fake News

Ingo Wolfgang Sarlet - PUCRS.

12h30 Intervalo

14h30 Digitalização do Poder Judiciário – uma perspectiva brasileira

Daniel Marchionatti Barbosa - Juiz Federal.

16h Coffee Break

16h30 Digitalização do Poder Judiciário – uma perspectiva alemã

Birgit Ackermand - Diretora do Ministério da Justiça do Estado da Saxônia.

Sexta-feira - 22 de novembro

Local: OAB/RS – Sala do Conseho Pleno (Rua Washington Luiz, 1110, 14º andar - Porto Alegre/RS)

9h30 Digitalização e proteção dos dados pessoais – reformas brasileiras e experiências europeias

Laura Schertel Ferreira Mendes - Universidade de Brasília. Instituto Brasiliense

de Direito Público.

11h Coffee Break

11h30 Digitalização e direito dos contratos

Astrid Auer-Reinsdorf - Advogada especializada em tecnologia informação (Berlin).

13h Intervalo

15h Herança digital – novos desafios para o direito das sucessões

Gabrielle Sales Sarlet - Uniritter.

16h30 Mesa Redonda: A influência da digitalização sobre a formação e o perfil do advogado

Darci Guimarães Ribeiro - Vice-Diretor da ESA - OAB/RS. Professor da Unisinos

Fabiano Menke - Professor da UFRGS.

Texto: Niége Moreira
Arte: Carlos Pivetta
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821