OAB/RS reinaugura sede da subseção de São Gabriel e realiza homenagens à história da advocacia local
22/07/2026 08:45h
A sexta-feira (17) foi marcada por mais uma importante entrega em prol da valorização da advocacia do interior do Estado, com a reinauguração da sede da subseção de São Gabriel. O prédio passou por reformas estruturais para qualificar e renovar os espaços de apoio para a classe, oferecendo mais suporte e acolhimento aos profissionais da região. Além dessa solenidade, o presidente Leonardo Lamachia também realizou o descerramento do quadro com as fotos dos 11 ex-dirigentes da região na sala da OAB junto ao Fórum do município e inaugurou a Galeria de Presidentes no prédio da subseção.
[VIDEO]
Lamachia destacou o forte significado de mais essa entrega para a classe. “Sede é a nossa bandeira fincada. Está ali o Fórum, está ali o Ministério Público, está ali a OAB. Então nós estamos aqui hoje fincando de novo a nossa bandeira, fazendo ela tremular forte. E a nossa bandeira fincada significa tudo isso que nos une: defesa das prerrogativas, defesa do Estado de Direito. Ao tornar a sede novamente operacional para que a advocacia possa usar, nós estamos também ressignificando todas essas lutas e reafirmando a nossa união em torno dessas bandeiras. A Ordem está aqui, firme, e assim a gente vai continuar”, declarou.
Apoio à advocacia e melhorias estruturais
A sede da OAB São Gabriel passou por uma ampla revitalização para melhor atender o dia a dia da classe. O projeto contemplou a reforma do telhado com ampliação das calhas, reestruturação do forro de gesso e do pórtico de entrada, além de manutenções na estrutura geral. Na área externa, com o apoio do município, foi instalado um novo sistema de drenagem e uma nova caixa d’água. Além da obra estrutural, o espaço recebeu computadores novos doados pela Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), qualificando o ambiente que servirá para palestras e atendimento a clientes.
O presidente da subseção, Miguel Neme Kodayssi, comemorou a reestruturação e projetou o impacto prático do espaço para os colegas. “Foi uma reforma bem grande e necessária. Nossa ideia principal é disponibilizar a sede como um suporte real para a classe, de modo que os profissionais, em especial a jovem advocacia, ocupem o espaço, utilizem os novos computadores enviados pela CAARS e façam suas reuniões com clientes. Com certeza daremos grande utilidade a essa estrutura, funcionando em conjunto e prestando apoio simultâneo à nossa sala no Fórum”, destacou o dirigente.
Representando a diretoria da CAARS, a vice-presidente da entidade, Paula Grill, ressaltou o empenho da atual gestão em aproximar os braços da Ordem dos profissionais de todas as regiões. “Essa aproximação da diretoria para nós, que somos do interior, faz toda a diferença. Por meio do Programa Orientando ao Desenvolvimento das Estruturas (PODE), com a seccional e a Caixa de Assistência, conseguimos auxiliar com melhorias as subseções que precisam de reformas, aprimorando os serviços ofertados às advogadas e advogados”, afirmou.
Valorização da história e homenagens
Durante a solenidade, ocorreu o descerramento das fotos dos 11 ex-presidentes da subseção na sala da OAB no Fórum do município, um marco que eterniza o legado de trabalho da Ordem no local de maior circulação da comunidade forense. Na sequência, já no prédio da sede renovada, ocorreu a inauguração oficial da Galeria de Presidentes, prestando uma homenagem aos ex-dirigentes que ajudaram a construir os alicerces da Ordem em São Gabriel.
Ainda durante as homenagens na sede, houve a entrega da Medalha Leonardo Macedônia, in memoriam, à família do ex-presidente da subseção, Djalma Gomes da Silveira. A comenda, que leva o nome do primeiro presidente da Ordem gaúcha, é a mais alta distinção honorífica entregue pela OAB/RS aos ex-presidentes de suas subseções. A medalha simboliza o reconhecimento institucional e o agradecimento pelo trabalho voluntário, abnegado e pelos relevantes serviços prestados à classe e à cidadania durante seus mandatos.
Presenças
Também acompanharam e prestigiaram a cerimônia o conselheiro federal da OAB/RS, ex-presidente da subseção de São Gabriel e ex-presidente da OAB/RS, Renato da Costa Figueira; o conselheiro estadual da OAB/RS Augusto Solano Lopes Costa; a diretoria da subseção de São Gabriel, composta pelo vice-presidente Roberto Ferreira Guedes, a secretária-geral Quélen Llovet da Silva Goulart, a secretária-geral adjunta Cleci Jaboski Groth e o tesoureiro Thiago de Abreu; bem como o juiz de Direito da Comarca de São Gabriel, Rodrigo Antola Aita.
22/07/2026 08:45h