Home / Noticias / 21.12.2020 13:30

Artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, publicado na Zero Hora: Um legado de 2020

21/12/2020 13:30

https://bit.ly/3paK6CW

 

Como em muitas noites deste ano, sigo, em dezembro, buscando responder a seguinte reflexão: “Qual a mensagem disso tudo que estamos vivendo? Qual a lição a ser aprendida desta pandemia?”

Existem muitos momentos registrados na memória. Dos episódios tristes, em razão de perdas prematuras de amigos e familiares, até casos de superação de quem enfrentou leitos de UTI por semanas e voltou para casa.

Temos as jornadas épicas de profissionais da saúde. Os cidadãos lutando para que seus direitos não fossem atropelados pelo vírus.

Diante de tantas possibilidades e alternativas, consigo vislumbrar uma questão que se torna imperiosa num cenário em que somos mais de sete bilhões de pessoas convivendo neste planeta. A lição é clara: precisamos contar uns com os outros.

Quando eu falo que precisamos contar uns com os outros, significa que, embora as dimensões quilométricas da Terra, estamos mais conectados do que nunca. Uma ação equivocada na Austrália impacta no Brasil. Um movimento em falso no Canadá, e a Rússia terá problemas. Uma questão sanitária não bem resolvida na China, e o mundo parou. Episódios e manobras intempestivas, baseadas no egoísmo ou que geram desnecessários conflitos, apenas alimentam um desequilíbrio nada salutar.

É bom termos nossas liberdades individuais, e valorizo isso. Agora, do mais humilde ao milionário, bilhões foram afetados pelo novo Coronavírus. Mais de 1,5 milhão de pessoas perderam a vida. E seriam muito mais, se não tivesse havido medidas preventivas.

Schopenhauer diz: “Cada um de nós está dentro da consciência como está dentro da própria pele”.

No formato de sociedade em que nos encontramos, é necessário pensar no coletivo para o bem-estar da humanidade. É isso que devemos incorporar na nossa própria consciência. O mundo precisa da empatia de cada um. De um olhar de solidariedade e de compreensão. Mais do que nunca precisamos uns dos outros na forma mais lúcida e equilibrada nestes tempos de divisão! Esse será o maior legado de 2020!

Ricardo Breier

Advogado e presidente da OAB/RS

gabinetedapresidencia@oabrs.org.br

21/12/2020 13:30



Notícia anterior

Presidentes de subseções encaminham demandas relacionadas a alterações impostas pela pandemia

18.12.2020
Próxima notícia

CESS lança Laboratório do Processo Administrativo

21.12.2020

Principais notícias

Ver todas