Home / Noticias / 24.06.2021 16:32

Assembleias virtuais de companhias abertas serão tema de palestras na ESA/RS

24/06/2021 16:32

Na próxima quarta-feira (30), às 19h, a Escola Superior da Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) realizará um evento com duas palestras, chamado “A vida real das assembleias virtuais nas companhias abertas”. As inscrições devem ser realizadas pelo Portal do Aluno da ESA/RS. O evento poderá ser assistido, também, no canal da ESA/RS no YouTube.

A diretora da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, aponta que o evento é mais uma promoção da Escola para discutir temas relevantes com a advocacia diante das dificuldades que o momento atual apresenta. “Nosso papel formativo exige que estejamos atentos àquilo que os advogados e as advogadas gaúchas mais precisam, se informar e se capacitar sobre. É uma tarefa que exige nossa atualização constante sobre o que é mais necessário para a advocacia”, reforça ela.

A diretora de cursos permanentes da ESA/RS, Fernanda Osório, explica que o contexto de pandemia e de medidas de isolamento obrigou a realização de reuniões virtuais entre acionistas e sócios de empresas: “Isso ocasionou impactos nas atividades regulares das sociedades, despertando a necessidade de discutir e aperfeiçoar a participação da advocacia no assessoramento jurídico. A atividade, assim, passa a despertar o interesse da comunidade jurídica, principalmente em função da escassez de profissionais especializados e da edição de normas de caráter urgente e provisório para o momento da pandemia. O grande desafio imposto pelas assembleias virtuais é o necessário respeito às regras contratuais e societárias e, nesse sentido, a participação e a atuação da advocacia se mostra imprescindível”, pontua ela, que ressalta que é motivo de orgulho para a ESA/RS ofertar um evento como esse.

Os palestrantes

Ricardo Lupion é advogado; pós-doutor em Ciências Jurídico-Empresariais pela Faculdade de Direito de Lisboa; pesquisador nas áreas do Direito, Ciência, Tecnologia e Inovação; e professor da Escola de Direito da PUCRS.

Gustavo Gonzalez é advogado; professor da INSPER, mestre em direito (LL.M.) pela Columbia Law School, em Nova Iorque (Harlan Fiske Stone Scholar); e, ainda, possui experiência como Diretor da Comissão de Valores Mobiliários.

24/06/2021 16:32

PL sobre desjudicialização da execução extrajudicial civil é debatido em evento da CEDB

24.06.2021

Breier recebe presidente da CEDSG em reunião sobre enfrentamento à LGBTQIA+fobia