Home / Noticias / 05.12.2013 22:56

Bertoluci lamenta falecimento do advogado Nelson Mandela

05/12/2013 22:56

http://bit.ly/1jtpAXT
Matthew Willman

Mandela, que morreu na noite desta quinta-feira (05), abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul.

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, lamentou o falecimento do advogado Nelson Mandela. A entidade destaca o papel indissociável à paz mundial realizado pelo advogado, ícone da luta pela igualdade racial, que faleceu na noite desta quinta-feira (05).

Bertoluci salientou a importância dos trabalhos desenvolvidos por Mandela. “Perdemos um grande membro da advocacia, símbolo da luta pela liberdade, que sempre demonstrou coragem para enfrentar qualquer percalço para alcançar o seu objetivo que era a disseminação da paz pelo Mundo”, enfatizou o dirigente.

Mandela formou-se advogado em 1943 e logo depois abriu o primeiro escritório de advocacia formado por negros na África do Sul. Foi na lide diária que se conscientizou do abismo que separava negros e brancos no país, o que o motivou a partir para a vida política.

Sua luta em defesa dos direitos humanos é marcada pelo manifesto “Um homem, um voto”, que denunciava a disparidade da concentração do poder em sua pátria, onde 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.

“Tudo parece impossível até que seja feito”

Como líder político, Mandela foi perseguido e preso em 1962, quando iniciou na África do Sul o regime de segregação racial, Apartheid.

Preso por 27 anos foi libertado em 1990. Três anos depois foi vencedor do prêmio Nobel da Paz e eleito presidente da nação em 1994, ano em que os negros puderam votar pela primeira vez.

 

05/12/2013 22:56



Notícia anterior

Comissão de Direito do Consumidor da OAB/RS debate direito à saúde e defesa do consumidor

09.12.2013
Próxima notícia

Lamachia e Bertoluci presentes à posse do Conselho Diretor da Satergs

06.12.2013

Principais notícias

Ver todas