Bertoluci reúne-se com advogados de Novo Hamburgo para ouvir demandas da advocacia local
30/06/2015 00:59
Encontro ocorreu na sede da subseção (Rua Bayard de Toledo Mércio, 350) e serviu para aproximar a classe local aos debates itinerantes promovidos pela atual gestão da Ordem gaúcha.
O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, esteve reunido nesta segunda-feira (29) com representantes da diretoria da subseção de Novo Hamburgo e advogados do município, para ouvir demandas e debater soluções. A presidente da subseção, Ivete Dieter, afirmou que o momento serviu para o diálogo. “O encontro propiciou fortalecer a aproximação com a Ordem e foi importante para debater, trocar ideias e apresentar soluções da e na própria subseção”, frisou.
Durante a reunião, os advogados mencionaram a falta de servidores no Poder Judiciário da cidade. Bertoluci destacou que a Ordem gaúcha tem dialogado com o Tribunal de Justiça, debatendo formas de reverter a situação. “Desde 2007, quando se iniciou a gestão Lamachia, temos buscado não mais bater de frente com o Poder Judiciário, e sim dialogar, expondo as demandas da advocacia com respeito e exigir o mesmo respeito por parte do Tribunal. Atuar coletivamente e com respeito são a base para construção de melhorias para todos”, disse.
Os esforços em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) também foram lembrados por Bertoluci. “A seccional gaúcha vem discutindo essa pauta desde 2007, durante a gestão de Lamachia. As limitações da LRF vêm impedindo os avanços na prestação jurisdicional. É uma legislação moderna e fundamental para o indispensável controle dos gastos públicos, mas que deve ser flexibilizada no âmbito do Judiciário para contratação de pessoal”, avaliou.
Outra demanda dos advogados locais diz respeito à implantação do PJe. Bertoluci enfatizou que a Ordem gaúcha está realizando capacitações e certificações digitais para advogados em diversas partes do Estado.
“Já capacitamos mais de oito mil profissionais para os diferentes processos eletrônicos do RS e realizamos a certificação digital de 30 mil advogados”, declarou. Bertoluci ainda reiterou a importância do Escritório Digital na atividade profissional da classe: “ao utilizar a ferramenta, o advogado não vai precisar ingressar no sistema de cada um dos cerca de 30 tribunais do país que utilizam o processo eletrônico para encontrar a movimentação dos autos e intimações. O avanço mais significativo é que o acesso será por meio de login e senha, mantendo a segurança para o usuário”.
Além de Bertoluci e Ivete, estiveram presentes na sede da subseção (Rua Bayard de Toledo Mércio, 350), o vice-presidente da subseção, Carlos Henrique Klaser Neto; o tesoureiro, José Cacio Auler Bortolini; a juíza-diretora do Foro da Comarca, Traudi Grabin; e advogados locais.
Caroline Tatsch
Jornalista
Alysson Mainieri
Jornalista – MTB 17.860
30/06/2015 00:59