Home / Noticias / 27.08.2024 13:20

Conheça o Programa de Apoio à Mulher Advogada

27/08/2024 13:20

O Programa de Apoio à Mulher Advogada (PAMA) é uma iniciativa da OAB/RS em conjunto com a Comissão da Mulher Advogada (CMA), dedicada a promover a valorização, o acolhimento e a defesa das mulheres na advocacia.

“Temos o compromisso com a igualdade, com o respeito e o não preconceito. O PAMA atua em diversas frentes para amparar as advogadas e contribuir com a busca por uma sociedade mais justa. O programa se soma a inúmeras ações efetivas da Ordem visando impactar o dia a dia do exercício profissional”, afirma o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.

A vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos, também comentou a importância da implementação de ações concretas em defesa e apoio às mulheres. “É imprescindível que se trabalhe para eliminar as desigualdades produzindo políticas e práticas que assegurem a igualdade de gênero em todas as áreas”, afirmou.

Abaixo, estão as principais ações desenvolvidas pelo PAMA:

Observatório de Combate à Violência contra a Mulher

No âmbito do programa, o PAMA destaca o Observatório de Combate à Violência contra a Mulher, uma ferramenta essencial para monitorar e combater as violências praticadas contra as advogadas.

Sala de Acolhimento Pérola

A OAB/RS inaugurou a Sala de Acolhimento Pérola, um espaço seguro e dedicado ao acolhimento e apoio às advogadas vítimas de violência doméstica. O espaço, localizado no OAB Cubo, em Porto Alegre, conta com advogadas capacitadas para oferecer suporte e representa um marco na proteção das advogadas. Mais informações pelo e-mail: [email protected].

E-book "Elas na Advocacia”

O programa também incentiva a produção científica das mulheres advogadas por meio do e-book "Elas na Advocacia", uma coletânea anual de artigos que estimula o debate e a reflexão sobre temas pertinentes à advocacia feminina. Confira a última edição.

Ouvidoria da Mulher Advogada

A Ouvidoria da Mulher Advogada é um canal exclusivo criado para que as profissionais possam relatar e resolver conflitos, tirar dúvidas e receber o suporte necessário para enfrentar os desafios da advocacia. Contato pelo e-mail: [email protected].

Vice-Presidência da CDAP para a Mulher Advogada

A criação da vice-presidência da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB/RS para as mulheres advogadas fortalece ainda mais a defesa dos direitos e prerrogativas dessas profissionais, garantindo um apoio efetivo. O contato pode ser feito pelo e-mail: [email protected] ou pelo plantão da CDAP no telefone: 51 98170-7556.

Protocolo de Intenções em Defesa das Mulheres

O PAMA reafirma seu compromisso público ao propor o Protocolo de Intenções em Defesa das Mulheres, reunindo diversas instituições em prol do combate à violência de gênero e do cumprimento dos objetivos da Agenda 2030 da ONU.

O Programa de Apoio à Mulher Advogada da OAB/RS está comprometido com a promoção da igualdade de gênero, a proteção dos direitos das mulheres advogadas e a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todas.

Mais informações sobre o PAMA podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil no Instagram: @cma_oabrs

27/08/2024 13:20

OAB/RS ajuíza ação coletiva requerendo fim da cobrança do IOF em transações praticadas em países do Mercosul

26.08.2024