Home / Noticias / 09.04.2010 00:50

Dirigentes da OAB/RS empossam nova diretoria da subseção de Montenegro

09/04/2010 00:50

O advogado Cleonir Luiz dos Reis tomou posse como presidente da subseção para o triênio 2010/2012.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, acompanhado do vice-presidente da entidade, Jorge Fernando Estevão Maciel, empossou a nova diretoria da subseção de Montenegro. A cerimônia, na qual assumiu para o triênio 2010/2012 o advogado Cleonir Luiz dos Reis, foi realizada na noite desta quinta-feira (8).

Também compõem a diretoria Leone Kayser Bozzetto (vice-presidente), Gislaine Henke Magalhães (secretária-geral), Juliana Moesch (secretária-geral adjunta) e Rojane Maria Eitelwein (tesoureira).

Assumem como conselheiros da subseção Antônio Roberto da Silva Pinto, Carmen Olivia Boettcher, Gilberto Azevedo, Luiz Gustavo Rotta, Maira Mendonça Belem Machado e Viviane de Vargas.

Ao deixar o cargo, Rojane Maria Eitelwein destacou as conquistas alcançadas pela gestão à frente da qual esteve. A construção de uma relação com diálogo na interlocução com o Judiciário e o MP e demais membros da comunidade foi considerada um ponto em que houve avanços. A criação de comissões nas subseções, segundo Rojane, foi uma das prioridades de sua administração. A criação da quarta Vara Civel e a instalação da Vara Federal são bandeiras que seguirão sendo defendidas pela subseção.

Ela citou, ainda, a instalação da antena pela qual foi possível receber o sinal de transmissão dos cursos telepresenciais, resultado de convênio da OAB/RS com a AASP, por meio da ESA. “Nos mantivemos fiéis ao Estatuto da Advocacia, defendemos a democracia e a ordem democrática de Direito, assim como combatemos a falta de ética", resumiu.

Para Reis, presidente empossado, é fundamental a contribuição dos ex-presidentes da subseção no trabalho a ser realizado na gestão que se inicia. Ao assumir, lembrou o papel institucional da OAB, “que vai além da função corporativista e abrange questões e compromissos com a cidadania”. Ele ressaltou ocasiões recentes em que a OAB se posicionou em prol do direito à defesa, mesmo quando os acusados pareciam condenados pela própria sociedade.

“Na mesma medida em que se deve denunciar quando houver um crime que atente contra os cidadãos, a OAB deve cuidar para que seja preservado o direito à ampla defesa e ao contraditório”, crê.

De acordo com Lamachia, o trabalho da nova diretoria deve ser apoiado pela experiência dos que já dirigiram a subseção. A continuidade do que vem sendo desenvolvido, segundo o dirigente, é essencial para a advocacia e a sociedade de Montenegro. O presidente da Ordem gaúcha destacou a interiorização da OAB/RS, pela qual a CAA/RS e a ESA estão chegando aos advogados do Interior, seja através dos convênios ou pelos cursos telepresenciais.

Ao prestar contas das ações protagonizadas pela OAB/RS nos últimos anos, Lamachia lembrou que em 2009 foi apresentada a nova Tabela de Honorários Advocatícios, que não sofria atualização desde 2001. Conquistas recentes como o horário de atendimento exclusivo para advogados e estagiários nos Foros de 1º Grau e a elaboração de projetos de lei que beneficiam a advocacia foram saudadas pelo dirigente.

Também prestigiaram a cerimônia os presidentes das subseções de São Leopoldo, João Cláudio da Silva; Cachoeirinha, Dorival Sebastião Ipê; o secretário-geral da OAB Canoas, Luis Cláudio Marafigo; e os ex-presidentes da subseção de Montenegro, Antônio Roberto da Silva Pinto, Gilberto Azerero e Djair Vieira Alves. Se fizeram presentes, ainda, a vice-presidente da CAA/RS, Ivete Dieter; o prefeito municipal, Percival Souza de Oliveira; o juiz diretor do Foro, André Luiz de Aguiar Tesheiner; e o defensor público Rodolfo Lorea Malhão.

09/04/2010 00:50

Nomeada nova coordenadora do Departamento Cultural-Artístico da OAB/RS

08.04.2010

Ordem gaúcha disponibiliza formulário on-line para avaliação de serviços prestados à classe