Em entrevista, presidente reeleita da CAA/RS destaca avanços dos últimos três anos
15/12/2015 13:06
Ao Jornal da Ordem, Rosane Ramos ressaltou as principais ações e conquistas do triênio 2013/2015.
Em entrevista ao Jornal da Ordem, a presidente reeleita da CAA/RS, Rosane Ramos, fez uma avaliação dos três anos de gestão frente à entidade que é braço assistencial da OAB/RS. Além disso, frisou uma prévia dos desafios e perspectivas para o próximo triênio.
Na avaliação de Rosane, as conquistas de final de gestão da CAA/RS foram positivas, sobretudo no projeto de interiorização, no investimento de renovação dos equipamentos de informática para as subseções e para as salas da OAB/RS na Capital.
Rosane acrescentou ainda a importância do acordo firmado com a Unimed Nordeste RS, que é um contrato de plano de saúde coletivo, possibilitando que mais de quatro mil advogados e seus dependentes, acessem esse produto. “Enquanto a Ordem cuida das prerrogativas da classe, a Caixa segue cuidando do bem-estar dos advogados e seus familiares”, salientou.
Jornal da Ordem – Que pautas foram encaminhadas no Encontro dos Delegados da CAA/RS, realizado em julho deste ano?
Rosane Ramos – Foram entregues impressoras multifuncionais e scanners aos Delegados, além de apresentar aos mesmos o aplicativo dos Convênios CAARS (Clube de Vantagens); também foram tratados de temas como benefícios da Caixa de Assistência e a busca por convênios nas áreas de interesse da advocacia, pois os descontos são uma forma de devolver aos advogados, o que pagamos de anuidade à Ordem.
JO – Uma das conquistas da gestão foi a inauguração do OAB Trend Center. Como ocorreu esse investimento?
Rosane – Realmente, o investimento na aquisição do imóvel foi uma grande conquista do Sistema OAB, por meio da Caixa de Assistência dos Advogados. No espaço, temos o CIID (Centro Integrado de Inclusão Digital) para a capacitação dos advogados no processo eletrônico; a extensão da Casa do Advogado, com sete salas de atendimento; seis estações de trabalho (com computadores) à disposição dos advogados e duas grandes salas de reunião; além de consultórios de fisioterapia, massoterapia, psicologia e psiquiatria. Pretendemos, até março, estarmos com a estética da CAA/RS instalada e estaremos ampliando a área de atuação de fisioterapia, disponibilizando também RPG e Pilates aos advogados. Também vamos ampliar as estações de trabalho, colocando mais computadores à disposição dos colegas.
JO – Como funciona o aplicativo lançado pela CAA/RS? E quantos convênios a entidade possui atualmente?
Rosane – Lançado recentemente, o aplicativo Clube de Vantagens CAA/RS possibilita acessar os convênios de cada cidade e especialidade, sendo obtidas informações de qual vantagem do convênio e mapa de como chegar ao estabelecimento conveniado. A CAA/RS possui em torno de 600 contratos firmados e ativos (de 2010 a 2015), das áreas mais diversas.
JO – Quantos dependentes em média são atendidos?
Rosane – A CAA/RS promove campanhas para que novos advogados e familiares sejam incluídos no quadro de dependentes. Em 2014, recebemos 557 pedidos, já em 2015, tivemos até o momento 620 novas solicitações, totalizando 1.177 dependentes. Os números apontam um crescimento de 11% de 2014 para 2015 nas solicitações das carteiras.
JO – Que tipo de atividade a Equipe de saúde móvel presta aos advogados?
Rosane – A equipe móvel de saúde se desloca para as subseções, sempre que solicitada, sendo que a equipe conta com massoterapeuta, nutricionista e técnica em enfermagem, a qual realiza exames preventivos (aferição de pressão, glicose, testes de triglicerídios e hepatite A e B). A prestação de serviços é sempre muito requisitada e a CAA procura atender a todas as subseções com excelência.
JO – Tivemos uma série de jogos esportivos ao longo ano de 2015. Inclusive uma medalha de ouro na etapa nacional. E em 2016, o que teremos?
Rosane – Os Jogos Estaduais da CAA/RS vieram para ficar, em 2015 tivemos a quarta edição e, juntamente com os delegados de esportes da Caixa de Assistência, já estamos pensando nos Jogos de 2016. A medalha de ouro, conquistada nos Jogos Nacionais da OAB, ocorridos em Goiânia, demonstra a raça gaúcha, pois em 2014, nossa equipe foi vice-campeã nos Jogos Nacionais, na modalidade de vôlei masculino e também no feminino, já em 2015, o vôlei masculino foi vitorioso. Acho importante registrar que o Rio Grande do Sul iniciou a participação nos Jogos Nacionais em 2014. Em 2016, pretendemos continuar trazendo medalhas para o RS.
JO – O que são os Projetos Inverno e Verão da CAARS?
Rosane – O Projeto Verão é uma tradição da Caixa de Assistência dos Advogados. As subseções do litoral gaúcho que aceitam receber a iniciativa e realizam, em parceria com a CAA/RS, promovem um dia todo de atividades para advogados e seus dependentes. Além dos serviços da CAA/RS, de massoterapia, orientações com nutricionista e odontologista e realização de exames, a Caixa disponibiliza brindes aos advogados. A subseção, geralmente em parceria com a rede de conveniados locais, realiza atividades como aulas de dança, apresentações culturais, exposição de fotografias e outros. Em 2016, vamos aguardar os colegas em Tramandaí (14/02); Capão da Canoa (13/02); Torres (30/01); Cassino/Rio Grande (23/01) e Laranjal/Pelotas (24/01).
A novidade para 2016 será a realização da etapa de vôlei de praia, na modalidade de duplas, masculino e feminino, cujos vencedores representarão o Sistema OABRS nos Jogos Nacionais, bem como a 1ª Rústica dos Advogados do Sistema OAB. Logo estaremos divulgando detalhes dos eventos. O Projeto Outono/Inverno é a versão do Projeto Verão que a CAARS disponibiliza para as subseções que não possuem praia, nos mesmos moldes de parceria.
JO – Desde 2007, a gestão liderada por Claudio Lamachia esteve à frente de diversas pautas em defesa da advocacia. Como a senhora avalia o legado da OAB e a parceria com CAA/RS neste período?
Rosane – A partir de 2007, com Lamachia, a OAB/RS trabalhou diuturnamente em prol da advocacia, não apenas gaúcha, mas em ações consubstanciadas em projetos que impactaram nacionalmente, eis que incorporados ao novo CPC. No que se refere à CAA/RS, foi nas gestões Lamachia que ocorreu a implantação e implementação de um novo conceito de gestão, no que tange ao Sistema OAB. A partir de então, OAB/RS e CAA/RS passaram a administrar as instituições irmãs com metas e objetivos comuns, o que assegurou inúmeros avanços aos mais de 100 mil colegas advogados de nosso Estado, uma vez que unidos, somos mais fortes.
JO – Quais desafios são esperados em nível nacional a partir da próxima gestão do CFOAB?
Rosane – Acredito que levar esse modelo de gestão compartilhada, incentivando as demais seccionais a trabalharem enquanto Sistema OAB trará benefícios à advocacia brasileira. De igual sorte, tenho a plena convicção de que Lamachia continuará defendendo, de forma intransigente, nossas prerrogativas, a cidadania e o Estado democrático de Direito.
Na participação das Conferências Nacionais de Caixas de Assistência (CONCADs), ele esteve sempre presente, sendo reconhecido de forma unânime pelos presidentes de CAAs dos 27 Estados.
Priscila Rodrigues
Jornalista - MTB 16.153
Assessoria de Imprensa CAA/RS
15/12/2015 13:06