Home / Noticias / 21.03.2019 18:09

ESA promove debate sobre formas de violência contra a mulher

21/03/2019 18:09

http://bit.ly/2JviWGM
image-galeria-0

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu, na noite da quarta-feira (20), o debate: Formas de violência contra a mulher. O encontrou buscou ampliar a conscientização da população quanto ao tema da violência doméstica.

O debate ressaltou a violência em dois aspectos: os crimes de feminicídio e de violência silenciosa, também chamada de violência psicológica. As mulheres, mortas por feminicídio, costumam serem vítimas dentro de seu próprio núcleo familiar. Da mesma forma que a violência psicológica, não raramente, parte dos próprios companheiros das vítimas, o que é muito preocupante, pelo fato de que as agressões partem de violência psicológica que nem sempre é percebida como prejudicial pela vítima.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Claudia Sobreiro de Oliveira, ressaltou a importância de se falar sobre a violência contra a mulher e sobre a atuação da Ordem nesta causa, que tem sido veemente através da CMA. “A OAB/RS atua fortemente nesta causa em prol da redução dos índices de violência contra a mulher. Temos a satisfação de receber mulheres extraordinárias que trabalham com o tema da violência doméstica em diversas áreas”, comentou Claudia.

A delegada especializada no atendimento à mulher, Tatiana Barreira Bastos, trouxe dados relevantes a respeito dessa violência no mundo. “É necessário que o enfrentamento contra a violência seja um trabalho em rede, de forma articulada”, pontuou. “Estudos nacionais revelam que uma em cada cinco mulheres brasileiras declararam terem sido vítimas de alguma violência. Outros dados relevantes da pesquisa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) diz que apenas 10% das mulheres denunciam seus agressores, e que metade da população mundial das mulheres sofre ou já sofreu algum tipo de violência”, detalhou Tatiana.
Estivaram presentes a secretária-geral, Regina Adylles Endler Guimarães e a secretária-geral adjunta, Fabiana Azevedo da Cunha Barth.

Em caso de violência contra a mulher, seja com você ou com outra mulher, não hesite, denuncie: ligue 180.

 

Fotos e Texto: Niége Moreira
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

21/03/2019 18:09



Notícia anterior

Pelo combate à discriminação, Comissão da Igualdade Racial cria vídeo de conscientização

21.03.2019
Próxima notícia

OAB/RS atrai diversos setores da sociedade para debate sobre a Reforma da Previdência

21.03.2019

Principais notícias

Ver todas