Home / Noticias / 29.04.2022 20:36

I Colégio de Presidentes das CJAs reafirma o compromisso pela valorização de novos advogados e advogadas

29/04/2022 20:36

Com a participação do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, foi realizado, na sexta-feira (29), o I Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia da Ordem gaúcha, triênio 2022/2024. O evento ocorreu no Espaço Cubo, em Porto Alegre, e contou com a Palestra Magna do advogado e professor Marcos Motta, com experiência na área do direito desportivo.

Confira as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Durante sua manifestação, na abertura, o presidente da OAB/RS saudou a realização do evento. “Este encontro é a prova da importância da realização de bons trabalhos. Aqui, está refletido o esforço realizado pela Comissão da Jovem Advocacia, que abre as portas da nossa Ordem para novos advogados e advogadas. Obrigado a todos pela presença e pelo empenho em fortalecer a nossa entidade e a sociedade como um todo”, salientou.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/RS (CJA), Bruna Razera, destacou o sentimento de felicidade com o sucesso do evento. “É uma honra ver o auditório cheio, além de ver a mesa repleta de importantes homens e mulheres de Ordem, todos reunidos para aprender, compartilhar experiências e, juntos, construir um futuro cada vez melhor para nossos colegas”, pontuou ela, que é a primeira mulher a presidir a CJA da Ordem gaúcha.

O presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin, que foi o primeiro presidente da comissão, também esteve presente. “A jovem advocacia tem um papel fundamental no momento em que vivemos e cabe a todos nós olhar e apoiar esta parcela de nossos colegas para potencializar o trabalho de nossa classe”, exclamou.

“Advogado é um verdadeiro empreendedor”

Advogado com experiência em direito desportivo, o palestrante Marcos Motta conversou com os participantes do evento sobre suas experiências na área jurídica. Ao longo de sua fala, Motta comentou sobre situações de sua carreira. “O advogado é um verdadeiro empreendedor, vendendo o seu serviço à sociedade. Atualmente, precisamos acompanhar a velocidade do mercado, atuando como verdadeiros curadores de informação”, disse. Ao fim, o palestrante falou sobre a importância do respeito ao direito dos clientes. Temas como transparência, liderança e postura da advocacia também foram abordados.

Carta do Colégio

Após a palestra, o Colégio abriu espaço para as explanações dos presidentes. Nas falas, foram compartilhadas as experiências das ações das CJAs: ações solidárias, promoção de eventos de integração e de formação, debates, encontros e o cenário das Comissões em cada região foram alguns dos assuntos neste ponto.

Além de trocar relatos, as participações apresentaram algumas das principais demandas. Entre os principais percalços, foi citada a falta de preparação, na faculdade, para os desafios da carreira; dificuldades para a cobrança de acordo com a tabela de honorários; desrespeito às prerrogativas; restabelecimento do atendimento em horário integral nos fóruns e obstáculos para estabelecer escritórios.

Os presidentes aproveitaram o espaço para construir, junto com a diretoria da CJA e da CAA/RS, ideias e sugestões para fortalecer a atuação, tais como campanhas de orientação e informação; criação de estruturas para melhorar a comunicação entre jovens advogados, visando uma maior integração; fortalecimento da advocacia dativa, como forma auxiliar no início de carreira; e aproximação da jovem advocacia com a CAA/RS e seus delegados locais para parcerias.

29/04/2022 20:36

Conselho Pleno aprova prestação de contas de 2021 da OAB/RS e da CAA/RS

29.04.2022

Karina Contiero palestra sobre prerrogativas para a advocacia de Santa Cruz do Sul