Home / Noticias / 17.11.2020 17:29

II Seminário Intersecção, Violência e Raça será realizado com a parceria ESA/RS e IBCCRIM

17/11/2020 17:29

https://bit.ly/3f6XoMQ

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), realiza o II Seminário Intersecção, Violência e Raça, que conta com o apoio do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais (ITECRS), da Escola de Criminalistas e do Canal Ciências Criminais. 

O evento será transmitido através da plataforma ZOOM, nesta quinta-feira (19/11), véspera do Dia da Consciência Negra, das 09h às 21h30min. As inscrições, que são gratuitas, deverão ser feitas pelo Portal do Aluno

Os painéis abordarão os seguintes temas: “Opressão e resistência dos povos originários no Brasil”, “Historicidade do movimento negro: lutas e conquistas”, “Pacote Anticrime e o aprofundamento do racismo”, “Racismo, branquitude e sociedade”, “Poder punitivo e racismo”, “O papel das Universidades, Editoras e do jornalismo na descontrução do racismo”, “Gênero, raça e os direitos humanos no Brasil” e “A segunda diáspora: imigração e racismo no Brasil”. 

O Dia da Consciência Negra

A causa antirracista é uma pauta institucional da OAB/RS. Por isso, a Ordem gaúcha lançou a sua campanha para o Mês da Consciência Negra, entendendo a necessidade de que a temática seja fortalecida e discutida no contexto social. 

O Mês da Consciência Negra promove uma reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano, e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas foram profundamente influenciadas pela cultura negra e africana. O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de Novembro de 1695. A data busca a reflexão sobre a desigualdade e a participação da população negra na sociedade brasileira.

17/11/2020 17:29



Notícia anterior

Comissões da OAB/RS se unem para realizar evento sobre diversidade nas organizações

17.11.2020
Próxima notícia

Cursos de aperfeiçoamento 2020: capacitação foca no desenvolvimento de estratégias e habilidades na área de mediação

17.11.2020

Principais notícias

Ver todas