Home / Noticias / 12.03.2022 13:57

Lamachia enaltece a força da advocacia gaúcha na posse da diretoria da subseção de Caxias do Sul

12/03/2022 13:57

A subseção de Caxias do Sul da OAB/RS é uma das maiores do Estado em número de advogados e advogadas inscritos. Na noite desta sexta-feira (11), a força e a representatividade da advocacia da Serra gaúcha foram novamente evidenciadas. A construção da nova sede da subseção, um antigo sonho de diferentes gestões e gerações, está se tornando realidade e a inauguração vai ocorrer em breve.

Mais fotos no Flickr da OAB/RS

A cerimônia de posse da diretoria local para o triênio 2022-2024 foi bastante prestigiada e marcada por discursos emblemáticos. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, o ex-presidente da OAB/RS e atual presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do CFOAB, Ricardo Breier, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Zanette Alfonsin, participaram da solenidade.

A diretoria da subseção de Caxias do Sul está assim composta: Ana Carla Hendler Gava Furlan (presidente), Mauricio Rugeri Grazziotin (vice-presidente), Giovanni Tomasi (secretário-geral), Patrícia Montemezzo (secretária-geral adjunta) e Flávio Henrique Miranda Zanettini (tesoureiro). A subseção de Caxias do Sul também abrange Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos.

O presidente da OAB/RS externou sua satisfação em participar de um momento tão importante para a advocacia de Caxias do Sul e região. Ele lembrou as dificuldades impostas aos advogados e advogadas em razão da pandemia, registrando se tratar de uma crise sem precedentes para a advocacia gaúcha. “Esta crise não é culpa nossa. Nem dos advogados, nem das advogadas nem  da OAB. A culpa pela morosidade não é e nunca será daqueles que cumprem prazos”, ressaltou Lamachia.

O presidente da Ordem gaúcha abordou temas relevantes para a advocacia gaúcha, como a questão dos honorários, as dificuldades da prestação jurisdicional, os 90 anos da Ordem do Rio Grande do Sul e os riscos da Justiça Virtual. Ele registrou, ainda, aspectos decisivos que contribuem para as dificuldades enfrentadas pela advocacia do Rio Grande do Sul nos últimos três anos: problemas estruturais, ataque hacker ao Tribunal de Justiça, greve dos servidores e pandemia. “Mesmo com tantas dificuldades, temos conquistas e avanços. Seguiremos trabalhando para superar esses entraves. Para cada problema que a advocacia tiver nos próximos três anos, a OAB/RS vai buscar uma solução”, garantiu.

A presidente empossada destacou que a gestão que assumiu para o triênio 2022-2024 terá como propósito essencial a preservação e fortalecimento do papel da instituição. “Estaremos focados nas necessidades do advogado para que possa realizar sua atividade com menos entraves e, com isso, beneficiar a sociedade como um todo”, salientou Ana Carla. “Nosso trabalho será pautado em efetividade, buscando com o diálogo e o respeito, restabelecer pontes com as demais entidades”, acrescentou.

Subseção terá nova sede

A atual presidente comemorou a materialização da nova sede da subseção, ressaltando ser uma luta de várias gerações de advogados e advogadas, assim como de diretorias anteriores, com o engajamento de conselheiros estaduais e conselheiros locais. “Com perseverança e trabalho, está sendo possível ter a nova sede”, ressaltou Ana Carla.

O ex-presidente Ricardo Breier, ao longo de seus dois mandatos na OAB do Rio Grande do Sul, também participou da realização desse sonho. “A OAB se faz com a união de todos. A OAB materializa suas ações com o objetivo de valorizar a representatividade da advocacia”, destacou.

O presidente da CAA/RS lembrou os impactos  da pandemia para a advocacia e das restrições em razão de questões sanitárias. Alfonsin destacou que milhares de advogados e advogadas foram atingidos, ficando por vários meses sem receber honorários em razão dos processos estarem parados. “Dentro das nossas possibilidades, trabalhamos para que a Caixa ajudasse tantos colegas impactados. E seguimos fazendo esse trabalho de suporte num momento de retomada”, destacou.

O ex-presidente da subseção de Caxias do Sul Lauri Romário Silva (gestão de 1983 e 1984) valorizou a caminhada e as conquistas da advocacia local, fruto do esforço e da dedicação de muitos colegas de Caxias do Sul, Antônio Prado, Flores da Cunha e São Marcos, desejando sucesso à nova gestão. “Que tenhamos três anos de muito trabalho para a continuação de etapas históricas da nossa OAB”, projetou.

12/03/2022 13:57

"Caminhos e Desafios para a Promoção da Igualdade de Gênero" abre série de webinários do Mês da Mulher

11.03.2022

NOTA DE PESAR - Assassinato do advogado Sergio Antonio Maidana de Freitas