Home / Noticias / 09.08.2022 21:11

“A Cidade da Advocacia é um marco de inovação, modernidade e avanço do sistema OAB”, afirmou Lamachia ao realizar a abertura oficial do evento

09/08/2022 21:11

Com mais de 5 mil inscritos, a Cidade da Advocacia teve início na terça-feira (09), no Cais Embarcadero, em Porto Alegre. De forma totalmente inédita, palestras e workshops irão tratar, durante os quatro dias de evento, sobre diferentes áreas do Direito com a temática central “Perspectivas e tendências para a advocacia”.

Veja mais fotos da Cidade no Flickr da OAB/RS

Na abertura oficial, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, destacou a inovação do maior evento já realizado pela Ordem gaúcha. “Este evento será um divisor de águas. A OAB gaúcha se moderniza a partir dele e inova, sem perder sua tradição e seu DNA. Este evento mais que celebração é capacitação, é união, orgulho, força institucional”, frisou.

Lamachia também reafirmou o compromisso da defesa intransigente das prerrogativas da advocacia, destacando o simbolismo da Avenida das Prerrogativas, presente na Cidade. Em consonância com os temas atuais que dominam o mundo, o presidente da OAB/RS destacou que a Cidade reflete o papel dos advogados e advogadas no futuro de uma sociedade em profunda transformação: “Todos os temas que abordam a intensa transformação da sociedade estão nesta Cidade da Advocacia. A Cidade pulsa! A advocacia está viva e retomando seu orgulho, sua força e sua importância! A advocacia gaúcha está viva e pulsando aqui e em cada rincão desse Rio Grande!”, concluiu Lamachia.

250 anos de POA

Em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre, o prefeito em exercício do município, presente no evento, Ricardo Gomes, recebeu uma placa da diretoria da Ordem gaúcha em homenagem à cidade. “É simbólico para nossa capital sediar o evento que debate as perspectivas e as tendências para a advocacia. Em nome da prefeitura, reitero que iremos retribuir a homenagem, saudando os 90 anos da OAB/RS”, afirmou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, destacou a Cidade da Advocacia como um evento histórico e lembrou da evolução da instituição e suas estruturas, bem como convidou os presentes para a Festa do Rubi. “Este evento é um marco que será lembrado durante muito tempo por quem teve a oportunidade de participar dele. O primeiro de muitos que certamente virão nos próximos anos”, disse.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade a vice-presidente da OAB/RS, Neusa Maria Rolim Bastos; e a secretária-geral adjunta, Karina Contiero Silveira. A diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, além de Alfonsin, também esteve representada pela vice-presidente, Paula Grill; a secretária-geral, Morgana Bordignon; e a secretária-geral adjunta, Alessandra Glufke. Os conselheiros federais pela OAB/RS Rosângela Maria Herzer dos Santos e Renato Figueira, que também é ex-presidente da Ordem gaúcha, também participaram da solenidade.

Também acompanharam a solenidade o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Alberto Delgado Neto; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª região, Ricardo Teixeira Pereira do Valle; a representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região, Carmem Gonzalez; o representante do Tribunal de Justiça Militar do estado, Rodrigo Mohr Piccon; e a procuradora-geral adjunta de Porto Alegre, Cristiane da Costa Nery.

Os conselhos, membros do Fórum dos Conselhos, estiveram representados pela presidente do Conselho Engenharia e Agronomia do estadão (CREA-RS), Nanci Walter; dos Representantes Comerciais (CORE-RS), Roberto Salvo; e o presidente do Conselho Regional de Estatística da 4ª Região (CONRE-4), Gabriel Marchesi Lopes.

Das entidades representativas do Judiciário, o presidente da AJUFERGS, Guilherme Maines Caon; o vice-presidente cultural da AJURIS, Daniel Neves Pereira; Amatra IV, Carolina Quadrado Ilha; o presidente da cooperativa de crédito dos advogados, Jorge Fernando Estevão Maciel; o secretário municipal, Luiz Carlos da Silva Filho; e o diretor de eventos da prefeitura, Rogério Beidacki.

As atividades seguem até sexta-feira (12), inscreva-se!

09/08/2022 21:11

Presidente da OAB/RS realiza agendas no gabinete da Cidade da Advocacia