Home / Noticias / 26.06.2014 20:40

OAB/RS e subseção de Santo Ângelo mobilizam-se pela manutenção de Vara da JF

26/06/2014 20:40

No encontro, na tarde desta quinta-feira (26), a comitiva demonstrou a importância da unidade, alegando que a Subseção Judiciária local atende aproximadamente 400 mil pessoas.

O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, acompanhado de comitiva liderada pelo presidente da subseção de Santo Ângelo, Itaguaci José Meirelles Correa, reuniu-se com o presidente do TRF4, Tadaaqui Hirose. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Tribunal.

No encontro, a comitiva se posicionou a favor da manutenção da 3ª Vara Federal Previdenciária da Comarca de Santo Ângelo. A Subseção Judiciária local, segundo os representantes, atende aproximadamente 400 mil pessoas.

O presidente da subseção alegou que a Vara é de suma importância para a advocacia local, sendo um modelo de qualidade na prestação jurisdicional. “Não podemos retroceder, pois a conquista da unidade foi fruto de intensa mobilização”, argumentou Meirelles Correa.

Pellizzer ressaltou que a possibilidade da não manutenção da Vara da Justiça Federal trouxe comoção à toda comunidade local. O dirigente adiantou que a OAB está a disposição do Tribunal, “pois a melhora da prestação jurisdicional é uma preocupação da advocacia”.

Por sua vez, o presidente do Tribunal informou que a possibilidade de transferência se deu por causa da dificuldade de preenchimento de requisitos para criação de uma nova Vara, imposta pelo CNJ. Segundo Hirose, “outras possibilidades estão sendo estudadas”.

Participaram da reunião também: o tesoureiro da subseção, Régis Diel; o corregedor regional da Justiça Fedral da 4ª Região, desembargador Paulo Afonso Brum Vaz; o juiz federal auxiliar da presidência do TRF4, Eduardo Tonetto Picarelli; o coordenador do Sistema de Conciliação do TRF4 (Sistcon), desembargador João Batista Pinto da Silveira; o juiz da 2ª Vara Federal de Santo Ângelo, Fábio Vitório Mattielo; o juiz federal diretor da subseção judiciária de Santo Ângelo, Marcelo Moraes Furtado Pereira Morales; o prefeito e a vice-prefeita de Santo Ângelo, Luiz Valdir Andres e Mara Helena Damião Makvitz, respectivamente; o vereador de Santo Ângelo Pedro Waskiewicz; e os servidores do JF local Jorge Airton Almeida da Cunha, Luciano Luz Pinto e Luis Fernando Kruger.

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

26/06/2014 20:40

OAB/RS quer garantir presença de advogados nos procedimentos cartoriais em todo o Estado