Home / Noticias / 25.05.2015 18:22

OAB/RS firma parceria com Federação Israelita do Rio Grande do Sul

25/05/2015 18:22

Foto: Mariane Freitas - OAB/RS

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Delma Ibias, reuniu-se com representantes da FIRS para tratar de cooperação no âmbito do projeto “OAB vai à Escola”.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CDA), conselheira seccional Delma Silveira Ibias, se reuniu com o vice-presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), Luiz Carlos Levenzon, que também é conselheiro federal e ex-presidente da OAB/RS. Também estavam presentes a integrante da CDA, Denise Franke, e o médico e ex-diretor da FIRS, Flávio José Kanter. O encontro foi realizado, na manhã desta segunda-feira (25), na sede da OAB Serviços.

O tema pautado na reunião foi a parceria entre Ordem gaúcha e a Federação Israelita no âmbito do projeto “OAB Vai à Escola” e o trabalho dos direitos humanos na sociedade gaúcha. A união das duas instituições visa esclarecer e advertir sobre a periculosidade de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentam contra a formação e manutenção de uma sociedade pluralista e democrática.

Entre os conteúdos que farão parte do projeto estão: Nazismo pré e durante a II Guerra Mundial, Conceito de Solução Final – Industrialização da morte como Política de Estado, Holocausto: suas marcas e consequências e Nazismo nos dias de hoje.

“O Holocausto não foi um problema apenas para o povo judeu, mas, sim, para toda humanidade. A oportunidade de desmistificar retóricas racistas, preconceituosas, afirmando o compromisso de combater qualquer tipo de ideologia e grupos que possam disseminar o discurso de ódio em nossa sociedade é uma das principais missões da FIRS. Estaremos sempre à disposição para colaborar em qualquer iniciativa desta natureza”, ressaltou o presidente da Federação Israelita, Zalmir Chwartzmann, em oficio enviado para a presidente da CMA.

OAB Vai à Escola

O projeto tem como objetivo levar até as escolas noções de cidadania e levar aos estudantes noções dos direitos fundamentais a partir de palestras e debates, considerando o contexto social das escolas, além de informações e telefones de órgãos públicos, nos quais é possível buscar auxílio, como assistência judiciária gratuita, entre outros.

Mariane Freitas
Estagiária de Jornalismo

25/05/2015 18:22

Temas atuais sobre Previdência Complementar são abordados em evento na OAB/RS