OAB/RS participa de homenagem ao Dia Internacional da Mulher na ALRS
04/03/2015 18:49
Durante Sessão Solene, foi feita a entrega do Troféu Mulher Cidadã a personalidades femininas de destaque por sua atuação na sociedade.
Designada pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA) da entidade, Delma Ibias, participou da Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher da Assembleia Legislativa. A solenidade ocorreu na tarde desta quarta-feira (05), no Plenário 20 de Setembro, em Porto Alegre.
Além das homenagens, foi feita a entrega do Troféu Mulher Cidadã a personalidades femininas de destaque por sua atuação na sociedade. A indicação dos nomes que concorreram à distinção foi feita pelas bancadas partidárias do Legislativo.
Para Delma, a deferência é essencial para congratular o esforço das mulheres que estão em destaque em suas áreas. “Estas mulheres batalham diariamente não apenas pelo sucesso pessoal, mas contra um histórico preconceito. Por isto, esta láurea é tão importante, pois consagra a força da mulher gaúcha” ressaltou.
Agraciadas:
Nadine Farias Anflor: Atua como vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia, tendo sido a primeira delegada mulher a fazer parte da diretoria da entidade e a primeira a assumir sua presidência, em 2014. Implantou o Projeto Delegacia Móvel da Mulher, criando uma rede de atendimento às mulheres, fortalecendo a Lei Maria da Penha. Atuou também na questão do trabalho da mulher, na divulgação da estabilidade no emprego, contra abusos no trabalho, e orientação sobre empreendedorismo e reinserção de mulheres no mercado de trabalho.
Geni Pinto Machado: Com 81 anos, moradora do Bairro Chapéu do Sol, há 25 anos representa a Região Extremo-Sul no Orçamento Participativo de Porto Alegre, sendo a conselheira-titular mais antiga na função. Em 1986, começou o trabalho comunitário de forma espontânea, cuidando de crianças e idosos em sua própria residência e nas casas da comunidade. Foi a primeira presidente da Associação dos Moradores do bairro, a AMECSOL, cargo ao qual retornou em 1996, permanecendo até 2002.
Márcia Santana (in memoriam): Militante com intensa atuação ligada ao movimento feminista, Márcia faleceu em 13 de março de 2013. Foi, entre outras funções, assistente social e chefe-de-gabinete da deputada Maria do Rosário, diretora da Fundação de Proteção Especial do Estado, presidente da Associação de Mulheres Viamonenses Mariá, sócia-fundadora do Movimento pelo Fim da Exploração Sexual de Crianças e adolescentes do RS e secretária-executiva da rede nacional de frentes parlamentares em defesa da infância no Brasil. Foi, ainda, a primeira titular da Secretaria de Políticas para Mulheres no governo Tarso Genro.
Suzana Keniger Lisboa: Militante dos Direitos Humanos, integrante da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, dedica sua vida à luta dos movimentos sociais. Atua com ênfase especial na luta pela memória, pela verdade e pela justiça em relação aos crimes de lesa-humanidade praticados durante a ditadura militar (1964-1985). Em suas atividades, iniciadas com a busca pela identificação da ossada de seu esposo (preso e morto pela ditadura), Luiz Eurico Tejera Lisboa, tornou-se reconhecida como uma das mais ativas militantes na luta pelos direitos das vítimas e desaparecidos políticos no Brasil.
Com informações da ALRS
Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo
04/03/2015 18:49