Home / Noticias / 23.10.2019 13:53

OAB/RS prestigia homenagem ao Tribunal de Justiça do RS pelos seus 145 anos

23/10/2019 13:53

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Na tarde da terça-feira (22), a secretária-geral adjunta da Ordem gaúcha, Fabiana da Cunha Barth, prestigiou a sessão solene alusiva aos 145 anos do Tribunal de Justiça do RS na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Wambert.

Fabiana falou da importância de um poder judiciário independente e que assegure a fiel execução das leis: “O judiciário é imprescindível para que se faça prevalecer o Estado Democrático de Direito. As instituições precisam prevalecer, independentes de crises políticas, econômicas, enfim, acima de qualquer instabilidade momentânea”, afirmou Fabiana.

O proponente da homenagem, vereador Professor Wambert, destacou, em seu discurso, o papel do juiz de cumprir a lei e o direito: “O juiz é a personificação da justiça, está a serviço do direito. Em uma democracia, é imprescindível um judiciário forte.”

O presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Carlos Eduardo Zietlow Duro, agradeceu a homenagem e lembrou o início da história do Tribunal: “Esse é um momento de comemoração para nós. O TJRS foi instalado em 3 de fevereiro de 1874, sua sede ficava na Rua Duque de Caxias e era formado por sete desembargadores. Trabalhamos para uma prestação jurisdicional adequada à população, sempre buscando a redução de custos”, afirmou Duro.

Também integraram a mesa de autoridades: o vereador João Carlos Nedel; o secretário-chefe da Casa Civil adjunto, Bruno Pinto de Freitas; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Liseane Hartmann; o representante do Comando Militar do Sul, General de Divisão Riyuzo Ikeda; e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, desembargador militar Paulo Roberto Mendes Rodrigues.

Fotos e texto: Evelyn Berndt
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

23/10/2019 13:53