Home / Noticias / 04.12.2013 23:27

OAB/RS realiza homenagens na VIII edição do Prêmio Mestre Jurídico

04/12/2013 23:27

Foi realizada na noite desta quarta-feira (04), na Sala do Conselho Pleno da OAB/RS, a oitava edição do Prêmio Mestre Jurídico. O evento organizado pela Ordem gaúcha por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA) homenageia grandes profissionais de reconhecida capacidade na docência do Direito.

Na solenidade, os professores que receberam a honraria foram Gilberto Flavio Aronne; José Carlos Carles de Souza; Judith Hofmeister Martins Costa; Luiz Felipe Lima de Magalhães; Paulo de Tarso Dresch da Silveira (in memoriam); e Vitor Ugo Oltramari.

Em nome dos homenageados, Judith frisou a honra de receber o prêmio, da mesma forma que salientou a importância dos professores para a construção de uma sociedade cada vez mais sadia. “A docência é lúdica devido a sua essência, de troca constante de experiências entre os professores e os alunos”, finalizou a homenageada.

O diretor-geral da ESA, Rafael Canterji, destacou a dedicação que a OAB/RS tem empreendido na capacitação continuada dos advogados. “Por meio da ESA, temos realizado cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do Direito. Este processo de aprendizado somente é possível devido aos professores, que têm papel fundamental na formação dos alunos. Por este motivo que estamos realizando esta justa homenagem”, relatou.

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, salientou o aperfeiçoamento profissional como fator inerente à atividade profissional. “Valorizar os professores do Direito que se destacam é uma forma de incentivar o ensino jurídico e, ao mesmo tempo, agradecer a estes profissionais pelo serviço que prestam à advocacia e à sociedade”, declarou.

O vice-presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia, reforçou o simbolismo da homenagem. “Precisamos ter consciência de que o caminho que trilhamos na vida profissional tem influência direta dos nossos professores, sendo eles diretamente responsáveis pelo papel que a advocacia exerce na sociedade, de ser um porto seguro para a cidadania”, reforçou o dirigente.

Também estiveram presentes no evento, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Pedro Alfonsin; o procurador-geral do Estado, Carlos Henrique Kaipper; o presidente da APERGS, Telmo Lemos Filho; a desembargadora do TJRS, Denise Oliveira Cézar; o subdefensor público para assuntos jurídicos, Felipe Kirchner; o ministro aposentado do STF, José Neri da Silveira; o jurista e ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Jr.; o diretor de cursos não-presenciais da ESA, Eduardo Lemos Barbosa; a diretora de atividades culturais e com universidades da ESA, Letícia Ferrarini; e a diretora da revista AD JUDICIA da ESA, Ana Paula Oliveira Ávila.

Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa

O Prêmio Mestre Jurídico – Orlando de Assis Corrêa presta homenagem a profissionais de reconhecida capacidade na docência do Direito. Nomeado Orlando de Assis Corrêa, o prêmio é uma homenagem póstuma a um diretor-geral da ESA, no biênio 1991/1993, devido a sua postura ética e dedicação durante o exercício de sua atividade profissional de advogado e professor do Direito.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715