Home / Noticias / 24.06.2015 20:13

Ordem gaúcha entrega credencial para 75 novos advogados

24/06/2015 20:13

http://bit.ly/1NiAiht
image-galeria-0

Durante cerimônia, Bertoluci lembrou os projetos de lei que nasceram da seccional gaúcha e que foram incorporados ao novo Código de Processo Civil.

“Exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”, foi o juramento declarado pelos 75 novos advogados, que receberam a credencial da Ordem gaúcha, ao longo desta quarta-feira (24), no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da entidade.

Confira as fotos das cerimônias na íntegra: 18h e 20h.

Foram duas cerimônias de entrega das credenciais da OAB/RS, quando, sob os olhares orgulhosos dos familiares e amigos, os advogados receberam as homenagens e boas-vindas do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci. “Vocês devem se sentir seguros, pois estão vinculados a uma entidade octagenária absolutamente ciente e consciente das suas responsabilidades. Recuperamos a capacidade de diálogo, a condição de postular sem pedir licença, não devemos absolutamente nada para terceiros, instrumentalizamos temas estruturais do Rio Grande do Sul e hoje do país”, destacou.

Bertoluci ainda destacou a sanção do novo Código de Processo Civil, pontuando os projetos de lei que partiram da seccional gaúcha, como as férias dos advogados; a natureza alimentar dos honorários; o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC; a vedação da compensação de honorários; e a contagem de prazos em dias úteis.

Prestigiando o evento, o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destaca a importância desta solenidade, uma das mais lindas da nossa Instituição. “Vocês têm uma casa que é de vocês. Cada um de vocês, a partir de agora, não está só na atividade profissional, tem um verdadeiro exército a ombrear dia a dia, momento a momento, na atividade profissional de todos vocês, pois sabemos da importância da nossa profissão, que representa a figura do advogado para um Estado Democrático de Direito”, afirmou.

O diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, Rafael Canterji, afirmou que atualmente há uma nova época para advocacia, como as mudanças no CPC. “Lamachia e Bertoluci são exemplos e inspiração de luta em defesa das prerrogativas. Temos que ter a plena consciência do nosso papel de transformação social, pois é por causa desses progressos que podemos continuar lutando e sonhando por novas conquistas”, disse.

O presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CEJA), Matheus Torres, convidou os novos advogados a participarem do CEJA. “Já são mais de 60 espalhadas pelo Estado. Já fizemos eventos, cursos, grupos de estudos e reuniões para apoiar os jovens profissionais”, falou.

Presenças

Também estiveram presentes nas solenidades: Ricardo Breier, secretário-geral da OAB; Marcelo Lorenzi, vice-presidente da Comissão e Seleção e Inscrição da OAB/RS; Simone Araújo, membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RS; Alba Elizabeth Pias Coelho, membro da Comissão da Mulher Advogada; Antônio Zanette, membro da Comissão do Jovem Advogado; Marcos Masera, procurador jurídico; Carlos Henrique Klaser Filho, conselheiro seccional e membro da Comissão de Sociedade de Advogados; e Ana Matiello, membro da Comissão da Mulher Advogada.

 

24/06/2015 20:13



Notícia anterior

“A advocacia é uma só”, defende Bertoluci em comemoração aos 90 anos da PGM

24.06.2015
Próxima notícia

OAB/RS requer suspensão de prazos processuais durante greve de servidores da Justiça Estadual

24.06.2015

Principais notícias

Ver todas