Home / Noticias / 15.05.2015 17:45

Ordem gaúcha participa de encontro para tratar sobre paradesporto no RS

15/05/2015 17:45

Foto: Divulgação

Durante o evento, foram trocadas experiências de municípios do Estado, bem como levantados deficiências e problemas de acessibilidade.

A OAB/RS, representada pela corregedora da entidade, conselheira seccional Maria Helena Dornelles, participou de encontro da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência do RS (FADERS). A reunião pública, ocorrida no Palácio da Justiça, na tarde desta terça-feira (12), teve como objetivo tratar sobre o paradesporto no Estado.

O evento contou com a participação de paradesportistas, lideranças ligadas à causa, dirigentes de federações, associações, entidades de apoio, conselhos estaduais e municipais dos direitos da pessoa com deficiência do RS e secretarias estaduais e municipais.

Durante o evento, foram trocadas experiências de vários municípios do RS, bem como levantados vários problemas de acessibilidade, de desenvolvimento educacional, de locomoção e financeiros dos atletas com deficiência. Para Maria Helena, a participação da entidade se justifica para apoiar institucionalmente a causa, “que necessita de maior atenção por parte do Estado”.

No encontro, foi criado ainda o Núcleo Intermunicipal de Apoio, que será coordenado pela FADERS. Este grupo objetiva o desenvolvimento de condições de atletas deficientes no RS, composto por varias entidades. Além disso, foi contabilizada a quantidade de esportivos deficientes gaúchos que já participaram de campeonatos conquistando medalhas, inclusive no exterior.

Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo

15/05/2015 17:45

Grande público reúne-se na subseção de Alvorada para audiência pública da OAB/RS