Ordem gaúcha prestigia posse da nova diretoria do Foro Trabalhista de Porto Alegre
15/12/2015 19:18
Com a presença da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, o evento ocorreu nesta terça-feira (15), no Auditório Ruy Cirne Lima.
A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, prestigiou a solenidade de posse das juízas Eny Ondina Costa da Silva e Elisabete Santos Marques nos cargos de diretora e vice-diretora do Foro Trabalhista. A cerimônia ocorreu, na tarde desta terça-feira (15), no Auditório Ruy Cirne Limado Foro Trabalhista de Porto Alegre.
Em seu discurso, na abertura da solenidade, o diretor do Foro Trabalhista da Capital, juiz Maurício Schmidt Bastos parabenizou e desejou votos de sucesso para as juízas empossadas e falou sobre os resultados obtidos durante a sua gestão, biênio 2014/2015. Segundo ele, a Central de Atendimento ao Público auxiliou quase 70 mil pessoas por ano, uma média de 320 atendimentos por dia, presenciais e telefônicos.
“O Protocolo recebeu, em 2015, cerca de 80 mil petições e movimentou aproximadamente 131 mil processos físicos. A Central de Mandados cumpriu 42.511 mandados ao longo de 11 meses. A direção do foro intermedeia diversas atividades e situações e, uma delas, que fizemos periodicamente, é a reunião com os operadores do Direito. Acredito que as minhas sucessoras manterão a prática, pois nós lidamos com conflitos. Tanto quanto possível procuramos intermediar as soluções que são viáveis e tendo sempre como cuidado de não interferir na liberdade de jurisdição de cada uma das 30 Varas do Trabalho”, salientou.
Após assinar o termo de posse como nova diretora do Foro, a Juíza Eny Ondina disse estar honrada por de ter sido escolhida pelos colegas ao cargo de Diretora, e ressaltou ainda que as tarefas a ela designadas não serão fáceis, contudo não medirá esforços para realizar com zelo as tarefas administrativas que lhe forem propostas. “Conto com a colaboração dos colegas, servidores e advogados, para juntos encontrarmos o melhor remédio para cada situação que venha a ser apresentada. A Direção sempre estará aberta a reuniões para tratamos de assuntos que tragam melhorias à prestação jurisdicional”, enfatizou.
Já a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Beatriz Renck, que conduziu a cerimônia de posse, desejou as empossadas uma exitosa gestão à frente da Direção do Foro de Porto Alegre e assegurou que a administração do TRT4 estará à disposição no que for possível e necessário. “ Alinha-se a promoção de uma gestão democrática com a priorização da atividade, que é a de prestar jurisdição qualificada e efetiva a àqueles que buscam na Justiça do Trabalho a garantia de proteção dos seus direitos”, salientou.
Também compuseram a mesa oficial da solenidade o procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul, Alexandre Marin Raganin; e o vice-presidente do Foro Trabalhista de Porto Alegre, biênio 2014/2015, João Pedro Silvestrin.
Vanessa Schneider
Jornalista – MTB 17654
15/12/2015 19:18