Home / Noticias / 07.04.2010 11:03

Posse da diretoria da subseção de Getúlio Vargas é prestigiada pela OAB/RS e CAA/RS

07/04/2010 11:03

Na noite desta terça-feira (06), após visitar Passo Fundo, dirigentes da seccional participaram da solenidade na qual Eliandro dos Santos foi conduzido à presidência da subseção.

Após visitar a subseção de Passo Fundo, o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, juntamente com os conselheiros seccionais Vitor Hugo Muraro e Alexandre Lyrio; e o secretário-geral da CAA/RS, Daniel Barreto, esteve em Getulio Vargas, na noite desta terça-feira (06), onde prestigiou a posse da nova diretoria da subseção para o triênio 2010/2012.

Estiveram presentes na cerimônia ainda, o vice-presidente da subseção de Erechim, Darci Antônio Maldame; o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Bresoto; o presidente da Câmara de Vereadores, Eloi Nardi; a juíza do Foro, Lisia Dal´Osto; e o defensor público Antônio Brum.

Na cerimônia, realizada na Associação Atlética do Banco do Brasil de Getúlio Vargas, o advogado Eliandro dos Santos foi empossado como presidente da subseção. Fazem parte da nova diretoria também Moacir Tadeu Farinon (vice-presidente); Juliane Piazzeta Giacomazzi (secretária-geral); Hugo Mario Boff (secretário-geral adjunto); e Dionísio Morillos (tesoureiro).

Ainda foi empossado o Conselho Subseccional formado pelos advogados e ex-presidentes da subseção: Alfeu Antônio Zílio, Daltro Pedro D´Agostini, Ilvani Paludo, Maristela Vanzo e Pedro Heitor Borghetti.

Ao deixar a presidência, Daltro Pedro D´Agostini destacou o apoio recebido pelos advogados da subseção e pela seccional. “Agradeço pela força que recebi durante os três anos de minha gestão e o apoio da diretoria da OAB/RS, que vem demonstrando seu respeito e consideração, principalmente por meio deste projeto de interiorização, que oportuniza aos advogados do Interior a aproximação com a seccional”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente empossado destacou a importância da OAB para a sociedade, declarando que a única vinculação que entidade pode ter é com a sociedade, pois, segundo ele, é através dos advogados que os cidadãos buscam Justiça. “Me orgulho em assumir esta subseção e lutar pelas prerrogativas dos advogados, pois a luta pelas prerrogativas é a busca dos direitos dos cidadãos”, lembrou.

Santos também lembrou da presença fundamental da seccional no Interior. “Com este projeto de interiorização, os advogados, embora distantes da Capital, conseguem se aproximar da nossa seccional”. O dirigente salientou algumas conquistas da OAB/RS para a classe, como a aquisição da nova sede da seccional, a construção das sedes de subseções e a criação de PLs em prol da advocacia.  “A gestão do nosso presidente Lamachia, além de fazer inúmeras conquistas, colocou a OAB/RS em evidência em nível nacional, como líder no combate à corrupção. E fez o principal: uniu os advogados resgatando o orgulho em exercer a advocacia”, concluiu Santos.

Por sua vez, Lamachia destacou que todas as conquistas da seccional só foram possíveis devido ao trabalho das 105 subseções, que foram protagonistas na harmonização da advocacia no RS. O dirigente enfatizou o projeto de interiorização da OAB/RS, iniciado em 2007. “Há três anos, está sendo rigorosamente cumprindo o compromisso junto às subseções de levar a diretoria da seccional para o Interior. Realizamos o reaparelhamento das 260 salas da OAB nos Foros das Comarcas e garantimos, nesta gestão, os repasses de verbas rigorosamente em dia para as subseções”, narrou.

Ao registrar a interiorização da ESA e da Caixa de Assistência, Lamachia destacou os cursos telepresenciais da Escola e a ampliação dos serviços médicos e de convênios da CAA/RS: “Já instalamos mais de 50 antenas para transmissão das aulas via satélite, e a Caixa já possui delegados nas 105 subseções”, citou.

Em conclusão, Lamachia frisou que a maior conquista da entidade é a união da classe com os demais membros do Judiciário. “Retiramos a OAB/RS do confronto e a trouxemos para o encontro, e essa, com certeza, é nossa maior vitória”.

Logo após a cerimônia, foi realizado um jantar de confraternização, por adesão.

Interiorização

Nesta quarta-feira (07), a diretoria da seccional estará em Ijuí, e, no dia seguinte, em Montenegro. Serão visitadas pela diretoria da Ordem gaúcha, nos próximos dias, as subseções de Camaquã, Itaqui, Viamão, Carazinho, Bagé, Venâncio Aires, Não-Me-Toque e Alegrete.

Desde o início da gestão para o triênio 2010/2012, a diretoria da entidade prosseguiu, de forma ainda mais intensa, com os roteiros de interiorização, visitando os advogados dos municípios de Cruz Alta, Canoas, Esteio, Santa Maria, Marau, Caxias do Sul, Taquari, Capão da Canoa, Farroupilha, Garibaldi, Palmares do Sul, Tramandaí, Imbé, Torres, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Ibirubá, Espumoso, Soledade, Estrela, Lajeado, Osório, Vacaria, Cacequi, São Gabriel, Santo Antônio da Patrulha, Jaguarão, Santa Rosa, Gravataí, Frederico Westphalen, Cachoeirinha, São Borja, Camaquã, São Luiz Gonzaga, Ijuí, Carazinho, Lagoa Vermelha, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Nonoai, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul, Santiago, São Sebastião do Caí, Espumoso, Panambi, Júlio de Castilhos, Uruguaiana, Cruz Alta, Quaraí, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Santa Rosa e Getúlio Vargas.

07/04/2010 11:03

Lamachia visita dirigentes da subseção de Passo Fundo

07.04.2010

Aspectos controvertidos e atuais do Recurso Extraordinário e do Recurso Especial serão abordados em curso telepresencial