Home / Noticias / 14.07.2022 19:43

Presidente da OAB/RS empossa diretoria da subseção de Três Passos, na região das Missões

14/07/2022 19:43

Na noite de quarta-feira (13), o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, empossou mais uma diretoria, na região das Missões, dessa vez da subseção de Três Passos. No ato, o advogado José Orlando Schäfer foi empossado e estará à frente da subseção durante o triênio 2022-2024.

Junto a ele, vão dirigir a entidade: Ricardo Luis Granich (vice-presidente); Natalí Carol Langaro Kerber (secretária-geral); Tainá Splendor Sganderla (secretária-geral adjunta); e Marinês Boeno Lenz (tesoureira).

Acesse todos as fotos do evento no Flickr da OAB/RS.

Lamachia desejou sucesso para o presidente recém-eleito. “Presidente José, essa será a minha primeira visita, voltarei se não este ano no início do ano que vem. Pois é um compromisso que reafirmo, passar um dia inteiro nas subseções. Tenho certeza de que sua gestão será muito profícua pela capacidade pessoal e profissional, assim como de todos que o acompanham”, disse ele. O presidente da Ordem gaúcha também relembrou as dificuldades que a advocacia tem enfrentado nos últimos anos. “Vivemos um momento difícil, a advocacia gaúcha vive a sua maior crise, e a culpa não é da OAB, muito menos dos advogados e advogadas. Nós tínhamos uma realidade quando chegou a pandemia, de 2,5 milhões em processos físicos que ficaram praticamente um ano parados em virtude do fechamento dos foros pela pandemia”, lembrou ele.

“Agora, nesses seis meses, trabalhamos em pautas essenciais para o povo gaúcho, como a reabertura dos fóruns e a retomada do atendimento em horário integral, o não fechamento de Varas da Justiça do Trabalho, a digitalização dos processos físicos o debate que realizamos para discutir a dívida pública com a União, e tantos outros. Ressalto que as nossas iniciativas são isentas e não possuem caráter ideológico ou partidário, mas igualmente são necessárias, pois, desde o ano de 2012, defendemos que a dívida está quitada. Estaremos sempre ao lado da advocacia”, afirmou Lamachia.

Em seguida, o presidente da OAB/RS falou sobre o papel da Ordem Gaúcha na garantia dos direitos da classe, mencionando especialmente a contrariedade quanto à nova forma/critério de pagamento dos precatórios no ano de 2022, divulgada pelo TRF da 4ª região: “A OAB está tratando com absoluta responsabilidade o tema do critério de pagamento de precatórios, à luz da emenda constitucional 114, um verdadeiro absurdo que passou no Congresso Nacional”.

“Nosso compromisso é em defesa da democracia e dos direitos humanos”

Ao assumir o cargo, Schäfer agradeceu a presença do presidente da Ordem gaúcha e destacou a importância da união da advocacia local. “Nossa diretoria terá alguns desafios pela frente. E no primeiro momento, precisamos reafirmar, em alto e bom som, que o nosso compromisso é em defesa da democracia e dos direitos humanos. Continuaremos o trabalho digno que a antiga diretoria fez, com toda dificuldade que passaram, enfrentando a pandemia. Agradeço a presença do presidente Lamachia, pois é importante termos essa união com todas as subseções existentes no estado”, afirmou ele.

Já Roberto Mazzini Bordini, que presidiu a OAB de Três Passos na gestão 2019-2021, agradeceu a todo apoio que recebeu da advocacia local na sua gestão. “Hoje, eu fico extremamente feliz em passar o cargo para esta nova diretoria. Acredito que não existe pessoa melhor para estar à frente da OAB, como os meus colegas advogados e advogadas escolhidos para os próximos três anos. Desejo sucesso e tenho certeza que darão continuidade aos trabalhos”, afirmou Mazzini.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade os ex-presidentes da subseção de Três Passos, Marcelo Trindade e Ernesto Rodrigues Sobrinho; o conselheiro estadual, Edimilso Michelon; o presidente da subseção de Santo Augusto, Adir Schreiber; a conselheira estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Bruna Razera; o prefeito de Três Passos, Arlei Tomazoni; o prefeito de Tiradentes do Sul, Alceu Diel; o procurador-geral de Três Passos, Carlile Ernesto Horbe; o procurador de Três Passos, Paulo Brizola; o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Três Passos, Gilmar Mayer; a diretora do Foro de Três Passos, Sucilene Engler; a diretora da Vara do Trabalho de Três Passos, Rosilei Hermer; a promotora de Justiça de Três Passos, Fernanda Ramires; o diretor do Foro de Tenente Portela, Luis Gustavo Negri Garcia; o delegado de polícia de Três Passos, Marion Volino; o delegado de polícia de Tenente Portela, Roberto Fagundes Audino; o presidente do Sindicato dos Municipários de Três Passos, Luis Eduardo Nunes da Silva; o tabelião de Tenente Portela, Fabio Oliveira de Souza; o representante da UNIJUÍ campus Três Passos, André Giovane de Castro; a representante do curso de Direito do campus Três Passos, Fernanda Serrer; as representantes do núcleo de prática jurídica da UNIJUÍ, Patrícia Borges Moura e Patrícia Oliveski; e o representante do Pró Arte de Três Passos, Juarez Braga Zamberlan.

14/07/2022 19:43

Conquista para a advocacia de Ijuí: OAB/RS lança Pedra Fundamental da nova sede da subseção

14.07.2022

Nova Lei BR do Mar é tema de palestra promovida pela ESA/RS em parceria com a CESPC