Home / Noticias / 16.04.2009 09:46

Reunião define diretrizes do projeto OAB Vai à Escola

16/04/2009 09:46

Primeira atividade está marcada para o dia 25 de abril, na escola Eva Carminatti, em Porto Alegre.

O presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, e a presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Carmelina Mazzardo – coordenadora do projeto – apresentaram, nesta quinta-feira (16), o OAB Vai à Escola para as comissões que estão engajadas no mesmo e a instituições, secretarias do governo estadual e municipal e voluntários.

A primeira atividade do projeto está marcada para o dia 25 de abril, na escola Eva Carminatti, localizada na Lomba Pinheiro, bairro de Porto Alegre.

O projeto será desenvolvido de duas formas diferentes.

Nas escolas da rede estadual, as atividades acontecerão aos sábados, dentro do projeto Escola Aberta, do governo gaúcho. Já na rede municipal, serão ministradas palestras no período das aulas, abordando temas escolhidos pelas unidades de ensino a serem visitadas. Estas palestras serão de responsabilidade das comissões envolvidas, abordando questões relacionadas à suas respectivas área de atuação.

Ao longo do projeto serão abordados os seguintes temas: a Constituição Federal, o artigo 5º e alguns incisos da Constituição, os direitos e garantias fundamentais, o direito de acesso à cidadania, dentre outros.

Na reunião desta quinta-feira, também foram distribuídas as tarefas a serem desenvolvidas pelas comissões inseridas no projeto.

Estão envolvidas as comissões da Mulher Advogada (CEMA), de Direito Ambiental (CDA), de Acesso à Justiça (CAJ), de Direitos Humanos (CDH), da Criança e do Adolescente (CECA), da Previdência Social (CEPS), do Jovem Advogado (CEJA), de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e de Defesa do Consumidor (CEDC).

Além dos representes das comissões envolvidas, também estavam presentes membros de outras comissões e pessoas que manifestaram o interesse em contribuir com o projeto. Junto destes, estavam também os representes de entidades que apóiam a OAB/RS na realização deste.

Confira a lista dos presentes à reunião: Jorge Fernando Estevão Maciel, vice-presidente da OAB/RS; Gilberto Kerber, conselheiro seccional; Cesar Souza, presidente da CAJ; Maria Dinair Acosta Gonçalves, presidente da CECA, acompanhada pela vice-presidente, Alda Pinto Menine, e pelo integrante Elizandro Sabino; Ricardo Dornelles, presidente da CEMPR, acompanhado da integrante Nelnie Lorenzoni; Teresa Cristina Moesch, presidente da CEDC, acompanhada da integrante Fernanda Alfonsin; Bruna Aspar Lima, Cristiano Pacheco e Nélcia Maria Machado Pinto, integrantes da CDA; Andréa da Costa Campos, Julio César Castro Monteiro e Roque Soares Reckziegel, integrantes da CDH; Ana Paula da Rocha, Juçara de Oliveira e Nili Salvagni, integrantes da CEPS; Alba Elisabeth, Ângela Aguiar, Cátia Maria Pamplona, Cláudia Viviane Nunes Santana, Delma Silveira Ibias, Neusa Bastos e Rejane Terezinha Dutra Salles, integrantes da CEMA; Tanara Vieira Iglesias, integrantes da CEJA; Carlos Maack, membro da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional; Janaina de Rezende, integrante da Comissão de Ensino Jurídico; Silvia Ortega Pinheiro e Hilda Liana Diehl, integrantes da Secretaria Estadual da Educação; Mara Verlaine do Canto, representante das Associações de Moradores de Porto Alegre; os advogados Ana Cristina Moreira da Silva, Claudio Marafigo, Edu Duda Ocampos, Eduardo Martins, Laura Oliveira Ederich, Rubens Garrastazu e Karin Wietzke Brodbeck; além da professora Maria Catarina da Glória.

16/04/2009 09:46

Presidente da Ordem gaúcha presente na subseção de São Luiz Gonzaga

16.04.2009

Diretoria da OAB/RS recebe representantes das Justiças Militares na nova sede da Ordem