Home / Noticias / 29.04.2015 19:26

Seguro de Responsabilidade Civil do Advogado é debatido na OAB/RS

29/04/2015 19:26

http://bit.ly/1GGDWiA
image-galeria-0

O evento da Comissão de Seguros e Previdência Complementar ocorreu na noite desta segunda-feira (17), com palestras dos advogados Marcelo Barreto Leal, Eduardo Rodrigues Silva e Juliano Ferrer.

Na noite desta segunda-feira (27), a Comissão de Seguros e Previdência Complementar (CESPC) da OAB/RS, com o apoio da Escola Superior de Advocacia, da CAA/RS e parceria da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), realizou, na sede da entidade, o curso “Sociedade de Risco e a Proteção do Advogado – Conhecendo o Contrato de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional do Advogado”.

De acordo com o presidente da CESPC, Marcelo Barreto Leal, a proposta do curso é apresentar linhas gerais deste tema pouco debatido, que é o contrato de seguro de responsabilidade civil do advogado. “Queremos difundir um pouco mais esta temática, pois trata de uma questão de segurança na atuação profissional do advogado. É importante que a advocacia tenha conhecimento sobre o seguro, que pode amparar eventuais falhas que causem danos a terceiros”, avaliou Leal.

Os advogados Eduardo Rodrigues Silva e Juliano Ferrer, que são membros da CESPC e também foram palestrantes, trataram sobre outros aspectos do contrato. “Buscamos retratar pontos essenciais do contrato, desde o início da fase de contratação até a execução; além de questões como a avaliação do risco pelo segurador, o modo de execução, as coberturas, o período de retroatividade, os prazos previstos, as obrigações do segurado, entre outras peculiaridades. Também é importante enfatizar que a profissão exige muita responsabilidade e, embora a segurança que o contrato possa dar ao advogado para o desempenho das atividades, temos que estar preparados para assumir riscos, identificar quando erramos e buscar soluções com atitudes”, comentou Silva.

Ferrer fez uma abordagem sobre a advocacia moderna, onde a relação do advogado perdeu muito em pessoalidade. “Diferente de outros tempos, quando a relação entre advogado e cliente era muito mais próxima, mais humanizada, estamos mais distantes do cliente, o que gera um aumento em cobranças e responsabilização do advogado na condução das causas. Nesse sentido, o contrato de seguro é um elemento de proteção do advogado”, explicou.

Leal reforçou que a CESPC está programando a realização da palestra também no Interior do Estado. “Já realizamos o curso em Santa Cruz do Sul, no Happy Hour Jurídico, e estamos em tratativas de datas e locais com outras subseções. Aquelas que tiverem interesse no tema podem nos contatar, pois queremos expandi-lo”.

Camila Cabrera
Jornalista – MTB 16.528

29/04/2015 19:26



Notícia anterior

TV OAB/RS: confira como foi a audiência pública da OAB/RS com a comunidade jurídica de Guaíba

29.04.2015
Próxima notícia

Desagravo Público: “Ao defender um advogado, defendemos toda a classe”, declaram Lamachia e Bertoluci em Rio Pardo

30.04.2015

Principais notícias

Ver todas