Home / Noticias / 08.03.2022 22:23

“Temos o compromisso de continuar lutando para que o dispositivo da igualdade seja respeitado”, diz Lamachia em posse da subseção de Cachoeira do Sul

08/03/2022 22:23

O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, participou na noite de terça-feira (8) da solenidade de posse da nova diretoria da subseção de Cachoeira do Sul. Na oportunidade, o advogado Claiton Maurício Schutz foi conduzido à presidência para o triênio 2022-2024. Além dele, tomaram posse a vice-presidente, Samira Brum Ache; o secretário-geral, Diogo Corrêa Florence; a secretária-geral adjunta, Luciana San Martin; e o tesoureiro, Lauro Rocha Júnior. No início da cerimônia, a Comissão da Mulher Advogada foi empossada para a gestão 2022-2024.

Confira mais fotos no Flickr da OAB/RS.

Iniciando seu discurso, Lamachia ressaltou o trabalho desempenhado pelo ex-presidente Marcelo Ricardo Teixeira, que comandou a subseção do município entre os anos de 2013 e 2021. “Foram três mandatos dedicados exclusivamente à advocacia e aos interesses da classe. Fica aqui o nosso agradecimento pelos serviços prestados”, lembrou o presidente da OAB/RS.

Na sequência, Lamachia desejou sucesso para o novo presidente. “Venho em nome de todos os advogados e advogadas para agradecer pela sua trajetória na OAB de Cachoeira do Sul. Tenho certeza de que será uma gestão de muito sucesso, devido a sua liderança, dedicação e capacidade profissional”, disse o presidente da Ordem gaúcha.

Seguindo seu discurso, Lamachia parabenizou todas as mulheres advogadas pelo dia 8 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. “Cumprimento a todas por suas lutas e trajetórias. À frente da Ordem, tenho o compromisso de continuar lutando para que o dispositivo constitucional da igualdade seja respeitado”, enfatizou.

Lamachia lembrou, também, do intenso trabalho que a nova diretoria da Ordem gaúcha tem desempenhado logo nos primeiros dias de gestão. “Temos muito orgulho do trabalho que a OAB/RS tem feito neste início de 2022. Ao encontro disso, o que temos visto nessa caminhada de pouco menos de 50 dias úteis, e de muitos quilômetros rodados, acompanhando cerimônias de posse e conversando com a advocacia do interior, é um trabalho intenso de todos os advogados e advogadas dos quais tivemos a oportunidade de conversar”, disse.

Além disso, o presidente da OAB/RS salientou o trabalho desempenhado pelas últimas diretorias da OAB/RS, em um movimento que classificou como uma revolução da advocacia gaúcha. “Em janeiro de 2007 nasceu um sonho, que se transformou em uma verdadeira revolução da advocacia no Estado. Esse trabalho, iniciado pelo meu irmão de sangue, Claudio Lamachia, só se tornou possível graças ao trabalho de todos nós, homens e mulheres de Ordem”, enfatizou, citando as diversas conquistas obtidas no período, como a fixação dos critérios objetivos para a remuneração dos advogados.

Finalizando sua manifestação, o presidente da Ordem gaúcha disse que a advocacia enfrenta atualmente uma prestação jurisdicional insuficiente. “Enfrentamos uma crise, com falta de servidores, de magistrados, com ausência de digitalização dos processos e com algumas decisões equivocadas. Vamos falar de crise, sim. Porém, para cada problema enfrentado, a OAB/RS irá buscar uma solução”, finalizou.

Já o ex-presidente Teixeira, em sua fala de transmissão de cargo, desejou sucesso para a nova gestão. “Tenho a certeza de que, nos próximos três anos, a nova diretoria irá oxigenar a subseção do nosso município com novas ideias e muito trabalho, pois a renovação é um processo importante dentro de qualquer instituição. Com certeza, a subseção de Cachoeira do Sul continuará honrando a todos os advogados e advogadas do município”, disse.

“Vamos defender os interesses da advocacia do município”, diz novo presidente

Em seu primeiro discurso como presidente da subseção de Cachoeira do Sul, Claiton Maurício Schutz se disse honrado e comprometido com o propósito de defender os interesses da advocacia do município. “Teremos uma gestão empenhada em lutar pelos interesses e pela defesa da nossa classe. Vamos nos comprometer em estar presente para dialogar com toda a advocacia, no intuito de tornar a subseção ainda mais eficiente, inclusiva e inovadora”, disse Schutz, saudando Lamachia pelas pautas defendidas logo nos primeiros dias de gestão, como o enfrentamento à possível extinção de até nove Varas do Trabalho em todo o Rio Grande do Sul.

Já a vice-presidente da subseção, Samira Brum Ache, disse que a posse da nova diretoria simboliza um momento festivo para a advocacia do município. “Somos uma equipe de obstinados que amam a advocacia e a Ordem. Lutar por demandas da classe e da sociedade de Cachoeira do Sul é o nosso dever, além da defesa do estado democrático de direito. Vamos, certamente, fazer a subseção cada vez mais forte e inclusiva”, disse.

Presenças

Também acompanharam a cerimônia as seguintes autoridades: os ex-presidentes da subseção de Cachoeira do Sul José Cesar Pereira da Silva Filho e Armando Fialho Fagundes; o chefe de gabinete da OAB/RS, Júlio Cesar Caspani; os promotores de justiça Débora Becker e Fabrício Alegretti; o juiz de direito Daniel Berthold; o defensor público Walter Willing; o conselheiro estadual Filipe Ribeiro Santos; o procurador jurídico de Cachoeira do Sul, Hélio da Costa Garcia Júnior; e o subtenente Gelson Oliveira dos Santos; entre outras autoridades.

08/03/2022 22:23

Em visita institucional, diretoria da OAB/RS reúne-se com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo

08.03.2022

Lamachia se reúne com entidades parar tratar sobre demandas da advocacia criminal